IPeCamp – Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas – CROSP: 25129 RT: Vera Meira Costa CROSP: 68823

Cirurgia Plástica- Retração Gengival

A cirurgia plástica periodontal é a área na odontologia que visa corrigir ou estabilizar defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético ou da saúde gengival.

Os defeitos que mais costumam incomodar os pacientes são as retrações gengivais, que nada mais são do que mudanças na posição da gengiva que provocam a exposição da raíz do dente, fazendo com que os dentes pareçam mais longos que o normal. Além da desarmonia do sorriso, essas retrações podem causar sensibilidade e aumentar os riscos de cárie, devido a estrutura radicular ficar desprotegida pela gengiva que deveria recobrí-la.

Sua causa não é fácil de determinar. Existem várias hipóteses: traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova de cerdas duras); inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações “altas”); restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual; movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados) e pouca espessura do osso que recobre a raiz.

Apesar de não ser possível corrigir as sequelas e de não haver indicação cirúrgica visando apenas a estética, na maioria das vezes o problema pode ser estabilizado com o auxílio de cirurgias, para que a estética não seja ainda mais comprometida. Para isso são empregadas várias técnicas cirúrgicas, onde apenas anestesias locais são necessárias, sempre na dependência de um exame de profissional qualificado.