IPeCamp – Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas – CROSP: 25129 RT: Vera Meira Costa CROSP: 68823

Prevenção de Doenças Gengivais

Com os cuidados adequados em casa e visitas a um periodontista, a doença periodontal pode ser evitável.

  1. Escove seus dentes. A escovação após as refeições ajuda a remover os restos de comida e a placa bacteriana presa entre os dentes e as gengivas. Não se esqueça de incluir sua língua; bactérias adoram se esconder lá.
  2. Fio dental. Usar fio dental pelo menos uma vez por dia ajuda a remover partículas de comida e placa entre os dentes e ao longo da linha da gengiva, onde a escova de dentes não consegue alcançar.
  3. Bocheche com enxaguante bucal. Usar um enxaguante bucal pode ajudar a reduzir a placa e pode remover as partículas de alimentos remanescentes que a escovação e o uso do fio dental deixaram passar.
  4. Conheça o seu risco. Idade, tabagismo, dieta e genética podem aumentar o risco de doença periodontal. Se você estiver em risco aumentado, converse com seu dentista.
  5. Consulte um periodontista. Faça uma avaliação periodontal abrangente anual para analisar seus dentes, nível de placa, gengivas, mordida, estrutura óssea e outros fatores de risco para doença periodontal. Identificar os sintomas da doença gengival precocemente é a chave para proteger seus dentes e gengivas.