IPeCamp – Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas – CROSP: 25129 RT: Vera Meira Costa CROSP: 68823

Doença das Gengivas e Outras Doenças Sistemáticas

Vários estudos têm mostrado uma ligação entre a doença periodontal e outras doenças sistêmicas. As pesquisas sugerem que a doença periodontal pode contribuir para a progressão de outras doenças.

Diabetes
Pessoas com diabetes são mais propensas a ter doença periodontal do que pessoas sem diabetes, provavelmente porque as pessoas com diabetes são mais suscetíveis a contrair infecções. Na verdade, a doença periodontal é frequentemente considerada uma complicação do diabetes. Aqueles que não têm o diabetes sob controle estão especialmente em risco. Pesquisas sugerem que a relação entre diabetes e doença periodontal ocorre nos dois sentidos: a doença periodontal também pode tornar mais difícil para as pessoas com diabetes controlar o açúcar no sangue, aumentando o risco de complicações diabéticas.

Doença Cardíaca
Vários estudos têm mostrado que a doença periodontal pode aumentar o risco de doença cardíaca. Os cientistas acreditam que a inflamação causada pela doença periodontal pode ser responsável pela associação. A doença periodontal também pode exacerbar as condições cardíacas existentes. Pacientes com risco de endocardite infecciosa podem necessitar de antibióticos antes de procedimentos odontológicos. Seu periodontista e cardiologista poderão determinar se sua condição cardíaca requer o uso de antibióticos antes de procedimentos odontológicos.

Doença Respiratória
A pesquisa descobriu que as bactérias associadas à doença periodontal podem ser aspiradas para os pulmões e contribuir para doenças respiratórias, como a pneumonia.

Outras Doenças
Pesquisadores relacionam uma maior incidência e prevalência de alguns tipos de câncer com a doença periodontal, assim como, com a progressão da doença de Alzheimer.