Doença Periodontal

 

A doença periodontal é uma infecção de alta prevalência nos  tempos atuais em adultos com idade acima de 30 anos, podendo    ocorrer também menos freqüentemente, nas demais faixas etárias.

É uma doença silenciosa, pois na maioria das vezes é indolor  e geralmente causa pequeno ou nenhum desconforto, por isso é comum verificar que pessoas têm a doença há anos sem nem mesmo desconfiar. Muitas vezes, quando descoberta, a doença já se encontra num estágio avançado , podendo ocorrer a perda de elementos dentários. .

Atualmente diversos estudos científicos têm demonstrado uma inter-relação entre a doença periodontal e diversas desordens sistêmicas, tais como doenças cardiovasculares, diabetes , problemas respiratórios e nascimento de crianças prematuras e com baixo peso o que torna seu diagnóstico ainda mais importante.

Na maioria das vezes a doença periodontal somente pode ser diagnosticada através de uma avaliação profissional precisa. Por essa razão, visitas freqüentes ao periodontista para um exame periodontal detalhado são muito importantes.

 

Entendendo sobre a Doença Periodontal


A doença periodontal é uma infecção dos tecidos que se localizam ao redor dos dentes e que são responsáveis pela sua fixação, compreendendo a gengiva e o osso que se localiza ao redor das raízes dos dentes.

Em sua fase inicial e mais branda é chamada de gengivite, caracterizando-se por uma gengiva vermelha e inchada, que sangra com facilidade. Nesta fase, a doença é reversível se for tratada. Porém, quando não tratada, a gengivite pode evoluir para uma forma mais agressiva e destrutiva da doença, onde os tecidos e o osso que sustentam os dentes são atacados e destruídos. Quando nesta fase, a doença passa a se chamar periodontite, que se não tratada pode levar à mobilidade e perda dos dentes.

 

Causas da Doença Periodontal


A principal causa é o acúmulo de placa bacteriana, que é uma película viscosa e incolor que se adere diariamente sobre os dentes. Se não forem removidas com uma higiene oral adequada, as bactérias presentes na placa depositam produtos tóxicos estimulando uma resposta inflamatória crônica que causa a destruição gengival e a perda óssea.

 

Prevenção


A melhor maneira de prevenir a doença é através de uma boa e efetiva higiene oral assim como visitas regulares ao periodontista.Mesmo que a escovação seja realizada regularmente, pode ser que não se consiga remover toda a placa especialmente na união da gengiva com o dente por isso é importante que sejam feitas visitas periódicas ao consultório dentário ao menos duas vezes ao ano.

 

Tratamento


Se a doença for diagnosticada precocemente, procedimentos simples como a raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para remover a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival eliminando as bactérias causadoras da infecção.

 

 

 

 

Dra Vera Meira Costa - CROSP: 68823

Especialista em Periodontia

IPeCamp- Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas

 

 

 

 

IPeCamp - Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas

Av Norte - Sul, 1073 sala10 - Cambuí - Campinas - SP

Tels: (19) 3201-1601 / (19) 3213-2911 / (19) 9 9122-0684 (whatsapp)

 

 


 

 

 

IPeCamp - Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas

Unidade Cambuí: Av Norte-Sul, 1073 sala 10, Bairro Cambuí, Campinas - SP

Unidade Guanabara: Av Barão de Itapura, 2310 sala 62 Guanabara, Campinas- SP

Tel : (19) 3213-2911 (19) 3201-1601

WhatsApp(19) 9 9122-0684

Facebook


Como chegar

Tour Virtual