Articulação Temporomandibular (ATM)

Articulação Têmporomandibular (ATM)

A Articulação Temporomandibular (ATM) localiza-se em frente ao ouvido, entre o crânio e a mandíbula. A ATM permite que a mandíbula (arcada inferior) se mova, possibilitando o movimento de abertura e fechamento da boca, bem como a lateralização e protrusão da mandíbula. Esses movimentos são necessários a fala, a mastigação e a deglutição. Desse modo, na presença de doenças da ATM tais funções se tornam comprometidas.

As principais doenças e disfunções que podem acometer a ATM são as doenças autoimunes (ex. Artrite Reumatóide), as doenças degenerativas (ex. Osteoartrite), tumores benignos ou malignos e traumas. Assim, as alterações da ATM podem apresentar uma grande variedade de sinais e sintomas, no entanto as queixas mais freqüentes são: dor de ouvido, dor de cabeça (cefaléia), limitação na abertura bucal, dor ao mastigar, assimetria facial e mordida aberta. Os pacientes também podem relatar clique ou sons de crepitação na articulação, muitas vezes associados a sensação de dor ao abrir e fechar a boca. Alguns pacientes ainda experimentam uma combinação de problemas musculares e articulares, associados à dor crânio-cérvico-facial.

Um exame clínico minucioso aliado a exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas e ressonância nuclear magnética, são recursos utilizados para o diagnóstico e acompanhamento.

O tratamento da ATM pode ser clínico (através de fisioterapia e medicamentos) e/ou cirúrgico.

Dr Steno Pieri - CROSP: 67929

IPeCamp- Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas

 

 

 

IPeCamp - Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas

Unidade Cambuí: Av Norte-Sul, 1073 sala 10, Bairro Cambuí, Campinas - SP

Unidade Guanabara: Av Barão de Itapura, 2310 sala 62 Guanabara, Campinas- SP

Tel : (19) 3213-2911 (19) 3201-1601

WhatsApp(19) 9 9122-0684

Facebook


Como chegar

Tour Virtual