Cirurgia Ortognática

O que é deformidade dento-facial ?
É o nome dado a alterações graves da oclusão dentária (mordida), que estão intimamente associados ao desenvolvimento incorreto dos ossos da face. Nestes casos a causa da mordida inadequada é o crescimento excessivo e/ou diminuído dos ossos maxilares. Desse modo, deformidade dento-facial quer dizer essencialmente uma alteração dentária associada a uma deformidade facial. 

O que devo saber sobre meu tratamento ?
Muitos casos de maloclusão dentária são resolvidos exclusivamente pelo ortodontista. No entanto, casos de maloclusão associados a deformidades dento-faciais são tratados em conjunto com o cirurgião bucomaxilofacial. É importante que o paciente informe-se sobre todos os detalhes, etapas, riscos e benefícios de seu tratamento. Se necessário, o paciente deve anotar suas dúvidas em um papel e discutir o caso com o ortodontista ou bucomaxilofacial, para que não reste nenhuma dúvida sobre o procedimento a ser realizado. É importante também que o paciente informe detalhadamente o profissional responsável sobre suas queixas, o que mais lhe incomoda e suas expectativas. Todas essas informações auxiliam na compreensão dos limites possíveis de cada caso, evitando expectativas irreais e estabelecendo o que poderá ser feito pelo paciente. É importante lembrar que cada caso é um caso. 

Quanto tempo leva o tratamento completo ?
Como dito anteriormente, cada caso é um caso, mas na maioria das situações o tratamento completo é executado no período de 2 a 3 anos:
  • 1 a 3 meses para avaliação e planejamento;
  • 6 meses a 1 ano e meio para preparação ortodôntica pré-cirurgia;
  • 2 a 5 horas para intervenção cirúrgica;
  • 6 meses a 1 ano de ortodontia pós-cirurgica para finalização do caso;
Qual a relação da deformaidade dento-facial com minha aparência facial ?
Os dentes e os ossos faciais proporcionam toda sustentação às diversas partes de nosso rosto, como lábios, nariz, queixo, maça do rosto, etc. Quando os ossos e os dentes da face não estão em harmonia, repercutem sobre a face, proporcionando uma desarmonia facial. 
Quando os ossos e os dentes da face não estão em harmonia, repercutem sobre a face, proporcionando uma desarmonia facial. 

O que seria harmonia facial ?
Harmonia facial esta diretamente relacionada à proporção. Esta proporção é estabelecida por diversos estudos, sendo avaliada na observação frontal e de perfil dos pacientes. Claro que as questões raciais interferem e sempre existe certo padrão de harmonia para cada tipo de raça. Entretanto, lembre-se de que não devemos confundir harmonia com beleza, mas sabe-se que a correta proporção facial garante a mastigação, respiração, fala e deglutição correta, pois tudo esta relacionado. Além disso, um rosto harmônico geralmente é tido como esteticamente aceitável pelos padrões de beleza. 

Qual o motivo das deformidade dento-faciais? Porque estou assim ?
Existem muitas teorias e explicações para a ocorrência de deformidades dento-faciais. A herança genética é uma delas, é possível a existência de parentes com alterações faciais similares e a mesma tendência de padrão facial. Distúrbios do desenvolvimento da criança e do adolescente também podem ser os causadores, nesta situação, pode existir um membro isolado da família que apresente tais alterações e necessite de cuidados.
Alguns hábitos como chupar chupeta, dedo, roer unhas, morder objetos, colocar a língua entre os dentes ao falar e respirar pela boca podem ser causadores ou agravantes das deformidades dento-faciais. Atualmente, acredita-se que esses problemas tenham origem multifatorial, sendo conseqüência da associação de duas ou mais das causas descritas anteriormente. 

Quem vai me tratar primeiro; o cirurgião ou o ortodontista ?
O tratamento deve ser realizado em conjunto durante todas as etapas. Desde o diagnóstico até a ortodontia pós-cirurgica. 

O que o ortodontista vai fazer com meus dentes ?
O ortodontista irá posicionar os dentes corretamente na base óssea da mandíbula e da maxila, o que significa que a mastigação provavelmente não irá melhorar durante a primeira etapa do tratamento. Ás vezes é preciso um reposicionamento muito acentuado dos dentes para que se obtenha um melhor resultado estético. No esquema abaixo, temos um caso de prognatismo mandibular antes da ortodontia. Os dentes estão mal posicionados e serão realinhados para a cirurgia. 

Como o cirurgião saberá onde posicionar os ossos de minha face corretamente ?

Este certamente trata-se de um dos pontos mais importantes de todo tratamento, para que o caso obtenha o máximo de resultado estético e funcional, melhorando assim a mastigação, fala e respiração. O cirurgião bucomaxilofacial irá conferir os modelos de gesso após toda movimentação dentária pré-cirúrgica. Uma nova documentação ortodôntica para planejar a nova posição dos ossos da face será solicitada, e antes da intervenção, simulações em laboratório, computadores e estudos de sua radiografias irão reproduzir a posição de sua arcada dentária nas 3 dimensões espaciais. Trata-se de uma etapa laboratorial essencial, onde irão ser confeccionados os guias cirúrgicos para a cirurgia. 

A cirurgia ortognática deixa cicatrizes no rosto ?
Não. Na imensa maioria dos casos as incisões são feitas por dentro da boca. 

Eu vou ficar com os dentes amarrados depois da cirurgia ?
Atualmente não mais, pois os ossos são estabilizados em sua nova posição com miniplacas e parafusos, o que permite que o paciente possa abrir a boca imediatamente após a intervenção. Utiliza-se apenas elásticos para a adaptação com a nova mordida. As placas e parafusos darão toda estabilidade necessária para a cicatrização óssea. 

Onde são feitas essas cirurgias? No consultório? Como é a anestesia? Como será após acordar da anestesia geral ?
Esse tipo de intervenção cirúrgica, para a segurança do paciente, é realizada em âmbito hospitalar, sob anestesia geral. Haverá sempre profissionais qualificados para o auxílio recuperação do paciente no pós-operatório. 

Quanto tempo dura a recuperação pós-operatória? Quais cuidados devo tomar ?
O tempo de recuperação pós-operatória, da grande maioria dos pacientes, varia de 14 a 30 dias. Depende do tipo de cirurgia realizada e da motivação do paciente. A dieta pastosa e a higiene oral são os principais cuidados pós-operatórios.

Dr Steno Pieri- CROSP: 67929

IPeCamp- Intituto de Periodontia e do Implante de Campinas

 

 

 

IPeCamp - Instituto de Periodontia e do Implante de Campinas

Unidade Cambuí: Av Norte-Sul, 1073 sala 10, Bairro Cambuí, Campinas - SP

Unidade Guanabara: Av Barão de Itapura, 2310 sala 62 Guanabara, Campinas- SP

Tel : (19) 3213-2911 (19) 3201-1601

WhatsApp(19) 9 9122-0684

Facebook


Como chegar

Tour Virtual